-
Arquitetos: Carve
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Playdium, Susanna Vissani
Condições do local. O porto de Galata é um projeto de redesenvolvimento urbano em Istambul em uma área anteriormente inacessível no distrito de Tophane, um núcleo artístico e cultural. Como parte do projeto, o Parque Tophane oferece uma mistura de marcos históricos, como a fonte Mahmud-Han em estilo otomano do século XVIII, e novos empreendimentos, incluindo o Museu Moderno de Istambul e o Museu Resim Heykel.
Inspiração. Em 2020, a Carve Arquitetura foi convidada para projetar uma área de lazer no histórico Parque Tophane. O cenário excepcional, incluindo uma mistura de estruturas antigas e contemporâneas, como o edifício em estilo barroco otomano, a fonte em estilo otomano e o moderno museu e shopping, rapidamente cativou e desafiou nossa atenção para criar um design lúdico e distinto. Nosso objetivo era prestar homenagem à atmosfera pacífica do parque e conectar harmoniosamente as estruturas históricas e novas dentro dele.
Os materiais revelam a história local. Ao abraçar a longa e rica tradição do artesanato turco, Carve optou por integrar a escultura tradicional em pedra ao projeto. O uso de materiais locais como pedra bruta e madeira, juntamente com areia da costa do Egeu, resultou em uma paleta de materiais harmoniosa que se mistura perfeitamente com as estruturas circundantes.
Uma paisagem escultórica. Inspirados pela forma quadrada da fonte vizinha de Tophane, esculpimos uma área lúdica, dinâmica e convidativa que presta homenagem tanto à fonte quanto ao apelido de seu patrono: Mahmut I "O Corcunda". Durante o processo de projeto, a forma foi esticada e deformada para se adaptar ao contexto e um dos quatro cantos originais foi removido. A configuração resultante parece ter saído do Museu Moderno de Istambul, sendo concebida como uma interação escultural entre forma, cor, materiais e corpo.
O playground consiste em três áreas que atendem a diferentes faixas etárias. Cada seção abrange um espaço arenoso interno onde se encontram elementos lúdicos e de aventuras. Este grande objeto escultural destinado à brincadeira oferece várias funcionalidades (deslizar, pisar, escalar, espreguiçar, rastejar, representar, equilibrar), mas nenhuma delas é claramente aparente à primeira vista.
Indo além do comum. Ao conceber este projeto, rompemos com o conceito de playground regular que se baseia em atividades diretivas e interações limitadas; em vez disso, criamos um elemento multifuncional que inspira a brincadeira. Nossa abordagem não convencional resultou em um objeto escultural suave, atraente e lúdico para todos - crianças e adultos.
Técnicas de conexão. Para simplificar o processo de construção e garantir a coerência da construção final, trabalhamos com um fabricante local para dar vida à nossa visão. Durante as fases de projeto e engenharia, enfrentamos juntos múltiplos desafios. Por exemplo, como construir uma extensa escultura de pedra com muitas superfícies curvas duplas? Como solução, combinamos algumas das mais recentes técnicas digitais 3D com artesanato local especializado.
Primeiro um espaço público, depois um playground. Na Carve, vemos a brincadeira como um componente vital no domínio público. Criamos ambientes para pessoas de todas as idades, grupos e origens. Achamos mais fascinante quando os espaços públicos facilitam vários eventos e incentivam grupos de usuários a interagir, mas também servem como um local para experimentação.
O mais importante no playground do Parque Tophane é o fato de que o espaço público ao redor continua através dele. O parque infantil não é um espaço vedado onde os pais observam à distância, é para todos, aberto a quem não tem medo de se envolver!